sábado, 15 de outubro de 2011

Para refletirmos juntos...

Outro dia me perguntaram sobre minha sexualidade...se eu era hétero, homo, bi, tri, tetra, penta, stereo, mono... Então eu parei, olhei bem para a cara de quem me perguntava e respondi:

"Sou um mamífero bípede onívoro, da família Hominidae, da espécie H.sapiens e subespecie H. s. sapiens; sou alérgico a poeira, ácaro, mofo ou bolor, aos medicamentos AAS, Dipirona, Profenide, Diclofenaco sódico e potássico; sou de sangue negro; meu índice de ácido úrico dá sempre alterado, e isto provoca em mim frequentemente cálculos renais; sou bancário, concursado; me formarei em Direito, farei mestrado, doutorado, serei professor de Direito e ou Filosofia, e pretendo fazer outra faculdade também, pois conhecimento nunca é demais! Estou longe de ser perfeito; meus hobbies são assistir a filmes, ler livros, escrever livros; sei falar mais 2 línguas além do português com certa fluência; tenho bipolaridade, mas estou tratando e controlando; e um sonho... sem demagogia, mas o meu maior sonho é que exista mais justiça no mundo, menos guerra e mais amor, respeito e tolerância entre os seres humanos!"

... Então calei-me. Simplesmente pelo fato óbvio de que diante de tantas informações sobre quem eu sou... me pareceu totalmente insignificante a pergunta que me fora feita! Com tanta guerra no mundo, tanta fome, violência, roubalheira, miséria....tanta desgraça... poluição do meio ambiente... e as pessoas ainda se preocupam com a vida íntima dos outros, ao invés de cuidarem das próprias vidas!? Isso sim é um absurdo! 

Pense nisso! Mude o seu foco!


Flávio Augusto Albuquerque

P.S.: Ninguém perguntou essa babaquice. É apenas um texto para reflexão.

*PUBLICADO ORIGINALMENTE EM 15/10/2011 NO BLOG: http://flavioguto.blogspot.com*

terça-feira, 26 de julho de 2011

"HOJE NÃO QUERO ESCREVER SOBRE NADA"

Ah, estou meio perturbado! Não quero escrever hoje, sobre absolutamente nada! Não estou com saco, não estou com ideia nenhuma em mente, não estou com ânimo! ...

Além disso dá muito trabalho! Não é só chegar, sentar na frente do PC e as letras pularem dos dedos pras teclas e das teclas pro texto e irem formando algo! Tem que pensar num tema, criar uma ideia básica sobre este tema, colocar numa ordem cronológica, obedecer a coesão e a coerência, ter cuidado com o "politicamente correto"... Seria mais ou menos como fazer uma experiência com sementes de feijão ou de milho... coloca mais Nitrogênio; menos água; faz a medição de amônio, nitrato... enfim! É complexo. Bem mais complexo do que vocês lerem o texto pronto!

Hoje, por exemplo... Eu estou sem ideia! Alguém tem uma sugestão? Qual? Não! Esse tema eu abordei mês passado, mas obrigado!... Vamos gente, ajuda!

É está difícil! Eu acho que não é a falta do que escrever, mas o excesso! Já pensou no mundo que temos à nossa volta? Cachorros latindo; gatos mijando nos capins; os pássaros "em pé" se apoiando nos fios dos postes, sem levar choque (você já parou para pensar por que eles não levam choque? eu sei o por quê.); as pessoas andando atrasadas, outras que mal acordaram; as nuvens que passam rápido ou devagar; o trânsito lento; o estresse dos motoristas e motociclistas; os buzinares; as lojas abrindo cedo; as lojas abrindo tarde; a troca de turnos em estabelecimentos que nunca fecham... e dentre tudo isso, as pessoas... cada uma com seu mundo. Uma pensa nas dívidas (esta pessoa sou eu); outra pensa "que saco ir trabalhar"; outra "já estou saindo tarde de casa"; outras com TOC pensando se fecharam a porta de casa e se desligou a válvula do fogão... Tantas cabeças, tantos mundos, tanta complexidade!

Como escrever sobre algo assim? Sobre o mundo! Sobre cada mundo dentro de cada ser! Das coisas simples às coisas complexas, e até coisas que nos passam despercebidas... É complexo! Muito difícil!

Por isto que hoje eu decidi: "Não quero escrever sobre nada!"


Flávio Augusto Albuquerque

*PUBLICADO ORIGINALMENTE EM 26/07/2011 EM: http://flavioguto.blogspot.com*

segunda-feira, 27 de junho de 2011

A subvida na madrugada: Viagens de um insone.




Quatro horas da manhã... Todos dormem! O único som que ouve-se no mundo é o da chuva lá fora e o ressonar leve da criança! Até os cachorros dormem... E você: acordado.

Mas não é um simples "acordado", do tipo desperto, cheio de gás, de vontade de correr e iniciar o dia antes de todos! Não... é um acordado cansado. Um acordado com vontade de dormir, mais uma insônia que o prende na noite.

Seu melhor, e ao mesmo tempo, pior companheiro nesta hora é o relógio. Ele registra o quanto falta ainda para o dia começar. Mas se observado com atenção, parece o algoz que ri da sua vítima, prisioneira daquele tic-tac que só ele, e os outros 5 espalhados pela casa, têm!

Chega um momento em que a dúvida impera: seriamos os primeiros a acordar, ou os últimos a dormir? Tudo depende do ponto de vista... do ponto de vista e da hora que você tomou seu quase milagroso calmante e sedativo!

E o tempo passa... os despertadores no mundo começam a alarmar. É o prenuncio da manhã chegando, e a constatação de mais uma noite perdida. Sim. Perdida! Nunca poderemos recuperar as horas de sono que se foram tão cedo. Uma morte precoce de um tempo tão precioso: o sono do descanso!

Vemos aos poucos a lua sumir no céu, sendo apagada passo-a-passo pela claridade do sol. O astro rei que pouco se importa com o tempo, com seu sono, ou com a hora... Ele simplesmente aparece! Devagarzinho no horizonte lançando seus raios e impondo sua coroa, que aos poucos vai crescendo e subindo aos céus, até o topo. O topo de um novo dia, de mais uma noite de sono perdida. Um dia que já começa cansado. Um dia a mais perto da morte, com uma noite a menos de vida! Ou o contrário também serve, se preferir! Um dia a menos de vida, com uma noite a mais perto da morte!

Oh subvida solitária, esta na madrugada! É a sensação do dever não cumprido. Da labuta antes da hora. De queimar a partida, na corrida, antes do tiro de largada! Da luta dos olhos com o corpo. Da mente com o sono. E só quem ganha é a insônia. Quem perde: o insone, limitado a viajar sozinho no caos do início de mais um dia! Mais uma noite que você passa acordado, com sono; mas sem dormir! É mais um dia de insônia! E se couber neste sonolento texto: Um bom dia para quem o lê!


Flávio Augusto Albuquerque

*PUBLICADO ORIGINALMENTE EM 27/06/2011 NO BLOG: http://flavioguto.blogspot.com*

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Husky... Mangalarga Marchador... Zebu...Siamês...Peixe Beta...Orangotango...Ser humano...


Raça de cães; Raça de cavalo; Raça de boi; Raça de gato; Raça de peixe; Raça de macaco; Raça humana...

Perceba que analisando assim as coisas ficam simples e fáceis de ver! Fica até bonito! Organizado...

Agora pensem: qual dessas raças é conhecida como a mais inteligente, com capacidade de raciocinar e concatenar idéias, e por este motivo seria considerada uma "raça superior" dentre as outras?

Acertou quem disse a Raça Humana! Mas como tenho aprendido na vida... há controvérsias! Para tudo existe uma opinião diferente, e em todas as situações existem sempre dois lados!

Uma dessas situações com dois ou vários lados, e que intriga não só a mim, mas muitas outras pessoas é "Por qual motivo o 'bicho humano' insiste em qualificar-se e às "demais" como raça superior, raça inferior, raça feia, raça bonita, raça ariana, raça negra, etc...e por aí vai...?"

Será que existe mesmo isto de raça superior? De raça mais bonita que a outra? Busque dentro de si próprio/a a definição de beleza! Um grupo definirá por altura, outro por peso, outro por estes 'itens' combinados, outros por traços faciais, outros por cor, e infelizmente uma menor parcela... por beleza interior! Caráter, Essência do Ser, Coração, Compaixão, Empatia...

E vejam que estes seres se julgam superiores por si só! Não existe escala que defina superioridade 'racial'.

Então eu pergunto indignado, e desafio aos colegas leitores a pensarem comigo: "Por quê ainda existem hoje em dia tanta discriminação com a religião, com sexualidade, com estética, e desta vez quero chamar uma especial atenção sobre a cor! Por quê insistem na idéia de que o branco é o belo e o branco é o mais legal, e por consequencia o preto não presta, e é feio?!"

Eu vou postar algumas fotos e vídeos, que, creio eu, a nossa raça dita superior por poder raciocinar logicamente, entenderá por si só o que existe por trás destas mensagens destas fotos e poderão (PELO AMOR DE DEUS) reavaliar alguns dos seus conceitos e PREconceitos, sobretudo sobre a cor! E lembrem-se que para Deus, para o Além, para Alá, para Krishna... seja para quem for que você acredite... uma coisa eles têm em comum: o mais importante é a alma, é o que está dentro de seu coração! Não é a casca, a pele, a simples e mera matéria.

Pensem sobre isto!



Indicações de outros blogs e sites que tratam do assunto:





É triste ver este tipo de discriminação ainda existindo em uma sociedade que se julga tão evoluída e inteligente! Muito triste! Eu creio que um dia chegaremos a um ideal em que não mais o exterior fará parte das escolhas dentre os pares... E passaremos a ver o que um/a tem por dentro do coração! Um dia! Eu creio!

Flávio Augusto

*PUBLICADO ORIGINALMENTE EM 17/06/2011 NO BLOG: http://flavioguto.blogspot.com*

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Brindemos! Tin-Tin!...



Brindemos à tristeza! À dor! À maldade! À desilusão! Ao sofrimento! Ao mau-humor...

Pois felizes são aqueles que nada disso sentem! Ou que sabem lutar contra ou não deixar se dominar por sentimentos tão humanos... Que insistem em nos lembrar que somos humanos fracos, falhos e sofredores! Por isso brindemos!

Felizes são as baratas, que têm sangue de barata! Eu sou apenas um humano qualquer, que corre sangue humano nas veias, que tem um coração que bombeia este sangue humano, e que dói quando sofre! E como sofre! E como dói!

Bestas são os que amam! Amar só a nossa família! Fora isso... terceiros... raro alguém merecer nosso amor!

Cansei de palavras de conforto...:

"O tempo cura!" Então me diga o nome da farmácia onde vende este tal tempo!

"Tenha amor próprio!" Tudo bem, eu me amo! Mas não tem como viver de auto-beijos, auto-carícias, auto-sexo, auto-conforto, auto-companheirismo... Se alguém souber, me ensine! Ah, eu já sei conversar sozinho... se alguém precisar de aulas de "auto-conversa" podem me pedir!

"Tudo passa..." Claro! O ferro de passar passa! A uva passa! Menos o cobrador e o motorista, não é?

"Todos merecem ser felizes!" Ahnram! Tô vendo! To feliz pákrmba!

"Você é dez"... Eu sei...! dez-ajeitado, dez-arrumado, dez-viado, dez-equilibrado... Eu sei!

"Não fique assim!" ... Nada! Eu vou ficar assim não! Vou ficar assado, deve ser melhor do que ficar assim!

Vamos todos! Levantem suas taças e seus copos e vamos brindar! Vamos encher a cara de vergonha e de bebida! Talvez ajude no seu caso!

Vamos vibrar com as topadas que damos na vida! Dizem que a topada serve para nos levar para frente, não é? Só me expliquem depois o que os arranhões nas mãos e nos joelhos têm a ver com isso, certo?

Eu mesmo proponho dar um tapa na cara da vida! Para ela aprender que sabemos revidar os tapas que levamos dela! Só que com o olho roxo e inchado de tanto apanhar fica difícil acertar o alvo, concordam?

Vamos apertar o botãozinho do "F....-se"... Mas dá para alguém dizer onde está o botão? Até agora eu só achei o botão de efeito reverso!

E amanhã, quando eu acordar sem paciência, de mau humor, com dor de cabeça, com vontade de explodir... não me perguntem o que houve! Apenas brindem comigo a mais um dia que eu e você marcamos no calendário! Mais perto estamos do fim... da vida, da dor, do Planeta!

Viva ao dia 21-12-2012! Tomara que aqueles maias lá tenham acertado a data!

E não vou assinar nada não! Todo mundo sabe que sou eu quem faz as postagens! Ora droga! Tá ali em cima o meu nome! Quer plajear? RÁ! Plajeia! Duvido. Ninguém quer plajear o real... apenas o bonito! O que está nos moldes da beleza da sociedade... aí todo mundo copia, plajeia, repete... aprende... Continuem assim, sociedadezinha hipócrita! Assim vocês vão adiante! No caminho certo vocês estão! Indo para a ...! Sim, lá mesmo!

Ah! Amanhã eu me retrato com vocês. Ou não! 



*PUBLICADO ORIGINALMENTE EM 10/06/2011 NO BLOG: http://flavioguto.blogspot.com*

quinta-feira, 9 de junho de 2011

C'est la vie... C'est l'amour...


Uma gangorra simboliza equilíbrio; Quando um dos dois está para baixo, o outro vai e te coloca para cima; você retribui, colocando o outro, que agora está em baixo, de volta para cima, tal como ele fez com você!
(...)
O problema é que às vezes a gente fica tão pesado e problemático, que nem com o máximo de esforço deste outro alguém, na tentativa de trazer você de volta para cima, dá jeito!... Além disso tem o fato de que quando 2 pessoas estão numa gangorra (relação) e a outra pula da gangorra de imediato, de supetão, a outra cai no chão e fica sem ter alguém para levantá-la, às vezes... A própria pessoa tem que levantar sozinha!

C'est la vie!


Flávio Augusto Albuquerque


*PUBLICADO ORIGINALMENTE EM 09/06/2011 NO BLOG: http://flavioguto.blogspot.com*

domingo, 5 de junho de 2011

Divagações... Sobre: NADA


Estava aqui meditando... Pensando na vida... Nas alternativas que ela nos dá... nos caminhos que a gente busca seguir... Na rotação da Terra, inclinada em cerca de 23º, que nos dá os dias e noites; na translação, nos dando os meses e anos... Até mesmo pensei na expansão do universo! Estava realmente pensando em tudo, e em nada específico ao mesmo tempo! Até eu decidir pensar somente no nada! Fixamente sobre o nada em si!

Mas o que é o nada? É ausência de "tudo"? É ausência de "algo" apenas?

O que é o nada?... Se é "nada", então o "nada" existe? Se ele existe, então deixa de ser "nada" e passa a ser "algo".

E agora, o que fazer com este pensamento do 'nada'? Já o próprio pensamento deixou de ser 'ausente' e passou a ser um pensamento real, sobre algo talvez, dizem, abstrato: sobre o nada!

Como responder a esta questão que eu mesmo criei? Ou não! Quem sabe esta mesma pergunta povoe a mente de muitas pessoas, mas talvez elas temam descobrir que a própria existência do 'nada', já derruba por terra o próprio conceito que temos dentro de nós sobre 'tudo' e 'nada'. Mas realmente, nunca nada é verdadeiramente 'nada'. É sempre alguma coisa! Alguma coisa que não queremos pensar naquela hora, ou alguma coisa que não queremos sentir, ou uma 'fuga' criada em alguma brecha da nossa mente, para nos escondermos desses pensamentos intrigantes, justamente como este próprio: "O que é o nada?"

Bom, resta-me usar da minha licença poética e ir eu mesmo definindo o que é 'o nada', mas o 'meu nada'... que pode ser diferente do seu, do dele, do dela, daquele lá longe, daquela que está do seu lado... enfim...

Então o "nada" para mim é definido, por (por exemplo):


"Viver sem amar sua família, sem respeitá-la... Isto é Nada!"
"A vida sem o amor puro, próprio e real, dentro de você: Nada!"
"Amor da boca para fora... Nada!"
"Uma vida sem sentido algum: Nada!"
"Riqueza material sem amigos, sem amor, sem saúde, sem paz, e sem dignidade; enquanto tantos por aí, na vida afora, passam fome, miséria, sem ter onde morar e dormir: Nada!"
"Acordar e dormir sem nada produzir, ensinar ou aprender: Nada!"
(...)

Parece-me então que o "nada" seria a reunião de ausência das coisas mais importantes da nossa vida: Amor, Família, Amigos, Saúde, Paz, Dignidade, Inteligência, Humildade..., enfim, passar um dia e não fazer a diferença na vida de alguém, para melhor, e a corrente seguir, até que o Planeta esteja cheio de tudo isso de bom... de Amor, de Paz: Isto é Nada!

Então... vamos começar a fazer algo? Pelo menos uma das citadas acima, com certeza fará uma enorme diferença! Na vida de todos e também na sua! Depois me falem se ficou clara a diferença entre o "tudo" e o "nada" na sua vida, na vida daqueles que estão ao seu redor, e na vida do Planeta como um todo!

Eu sei que podemos encher este mundo inteiro de tudo, mas vamos povoá-lo de "Tudo de bom"! E fazer o 'nada' deixar de existir! Que este nada seja apenas um vocábulo esquecido num velho dicionário!



Flávio Augusto Albuquerque.

*PUBLICADO ORIGINALMENTE EM 05/06/2011 NO BLOG: http://flavioguto.blogspot.com*

sábado, 4 de junho de 2011

Pensamento do dia...


O segredo para qualquer tipo de relacionamento
dar certo está pautado no seguinte quadrado:

LIBERDADE, RESPEITO, LIMITE E CONFIANÇA.

Um controlando o outro, reciprocamente.

LIBERDADE não é LIBERTINAGEM;

RESPEITO não é SUBMISSÃO;

LIMITE não é CONTROLE;

E por fim, CONFIANÇA não é CEGUEIRA.



Flávio Augusto Albuquerque / Fábio Fernandez

*PUBLICADO ORIGINALMENTE EM 04/06/2011 NO BLOG: http://flavioguto.blogspot.com*

terça-feira, 31 de maio de 2011

Pensamento do dia...


Qual a primeira imagem que vem à sua cabeça,
quando você fecha os olhos...?
Uma pessoa, uma figura, um desenho, uma parede, uma cortina...o que?


Alguém já parou para pensar nisto?...

Flávio Augusto Albuquerque


*PUBLICADO ORIGINALMENTE EM 31/05/2011 NO BLOG: http://flavioguto.blogspot.com*

sábado, 28 de maio de 2011

A-L-I-E-N-A-Ç-Ã-O


Outro dia estava pensando... Nessas horas de devaneio que às vezes nós temos, em que deixamos os pensamentos rolarem e rodarem em nossa mente...

Faz um tempo que não vejo tevê, pois me recuso a ser mais um antenado alienado!
Eu acho perfeito quando num dos filmes das várias películas gravadas sobre o "Super-Herói" Batman (que é um cara inteligente, rico, branco, justo, forte, e não tem nenhum "poder especial"... Não sei se isto é bom ou ruim, mas enfim...)... eu acho interessante quando surge o Charada, interpretado por Jim Carrey, cujo nome do personagem era Edward Nigma, portanto E.Nigma... Entenderam, né? E.Nigma... Charada... Fizeram a ligação dos nomes, não é?

Pois bem, no filme, este "gênio do mal" faz uma invenção que torna a todos "zumbis", alienados, parados olhando para a televisão e rouba-lhes a inteligência!
O filme pode não ter sido dos melhores, mas neste ponto específico eu achei de uma perfeição fenomenal! A tv nos aliena! Ela nos prende em frente a elas e nos 'obriga' a ver o próximo capítulo da novela, a próxima notícia de morte nos programas sangrentos, ou se 'fulaninho A' vai finalmente pegar 'beltraninha B' em qualquer que seja o programa de reality show!

É sempre a mesma coisa! Sempre o mesmo formato! Sempre a mesma alienação!
A coisa mudou um pouco de uns anos para cá, eles aperfeiçoaram as propagandas, a tecnologia avançou, o 'negócio' agora tem até em terceira dimensão! Quanto mais se for de led, plasma, prisma, reta, concava, convexa, mono ou estéreo, com sap ou sem... O fato é que existem cada vez mais e mais artifícios e artimanhas para nos prenderem em frente ao 'aparelhinho', seja de bolso ou de 52 polegadas! Digital ou analógica! Quase pregada na parede!

Eu lembro que a minha bisavó respondia aos repórteres "Bom dia", "Boa Tarde" e "Boa Noite"...!
Isto na época em que a televisão era um tubo enorme atrás, com milhões de válvulas e falava-se em "apagar" ou "acender" a televisão!
Chega de alienação! Estão querendo reduzir a capacidade cerebral nossa de 10% para cada vez menos! 8,6,4...até 1%!

Eu tenho batido na mesma tecla aqui no blog milhões de vezes ... "pensem... raciocinem... façam a análise das coisas.... façam autoanálise.... façam psicanálise..." o que for! Mas saiam da frente da tv o tempo todo! Formem suas próprias opiniões! Sejam críticos com aquilo que vocês estão vendo e ouvindo! Questionem! E isto vale para a internet também!

O mesmo eu digo para as músicas e gemidos apelativos, e piscadelas, e dádádás, e descidas e subidas... que ouvimos todos os dias, e vamos nos acostumando... Isto não é cultura! Não se enganem! Isto é FALTA de cultura!
Procurem ler mais! Leiam um livro! Peguem um jornal e leiam, depois releiam, se puderem comprem outro e leiam também... busquem uma segunda e terceira opiniões, até formarem a sua própria opinião! Estamos ficando acomodados em achar e aceitar que a televisão 'X' falou a verdade e é a única verdade, só porque o/a apresentador/a disse que era daquele jeito!
Tem programa que passa aí na TV que já dura mais de dez anos, nunca termina, e é SEMPRE a mesma coisa! SEMPRE a mesma história: um casal principal do bem, um casal principal do mal... durante a história o do mal fica bom, ou morrem, e o do bem ficam felizes para sempre! E depois só mudam alguns atores juvenis, e a coisa se repete! E É ESTE TIPO DE PROGRAMA QUE É FORMADOR DE OPINIÃO DOS JOVENS ADOLESCENTES DE HOJE EM DIA! Ou então é um programa de morte e sangue do início ao fim, com o disfarce de que "está mostrando a verdade nua e crua!" Isto começou no rádio e agora há um bom tempo já está nas TV's!
Pensem um pouco e faça o teste por UM DIA! UM DIA APENAS! Vejam o quanto de ansiedade vocês terão e quão incomodados vocês ficarão! Isto é resultado desta alienação que eu estou falando! Certamente vocês ficarão de um jeito que nem vocês mesmos se aguentarão, de tão agoniados para chegar o dia seguinte e vocês acompanharem o programinha favorito deste ou daquele canal!

A-L-I-E-N-A-Ç-Ã-O ! ! ! Pura e simples ALIENAÇÃO!



Repito o meu apelo! Por favor: VAMOS MUDAR O MUNDO PARA MELHOR! EU POSSO, E VOCÊ TAMBÉM!


Flávio Augusto Albuquerque

*PUBLICADO ORIGINALMENTE EM 28/05/2011 NO BLOG: http://flavioguto.blogspot.com*

sexta-feira, 27 de maio de 2011

"Palavra de Reflexão"...





Vocês estão vendo o esqueleto acima?


Alguém sabe dizer se é um esqueleto de mulher ou de homem? Não?!
E se é de um negro ou de um branco, ou asiático? Alguém consegue dizer? Não?!
Bom, talvez se é hétero ou homossexual... Alguém sabe?! Ninguém sabe?!
Era rico ou pobre? Sabem?! Também não?!
Vamos mais uma, a melhor de nove: E se era judeu, ou católico, ou protestante, ou kardecista, ou candombleista, umbandista... Não sabem também? Nada?!

Bem, eu "acho" que é porque quando morremos, só o que sobra de nós é isto aí em cima!
Não importa a sua cor, o seu sexo, sua sexualidade, seu status social, sua religião... Tudo termina naquilo lá! Um esqueleto! Ossos! Todos da mesma cor, do mesmo jeito, seja para brancos, negros, amarelos, homens, mulheres, gays, lésbicas, héteros, ricos, pobres, famosos, desconhecidos, gordos, magros... Seja quem for! O fim é o mesmo! Um esqueleto igual aos demais!

Então pergunto eu: "Por que ainda existe tanto preconceito, desigualdade e intolerância no mundo?"
O fim é igual para todos! No final das contas tudo acaba do mesmo jeito, para os "bons" e para os "maus"! Desde o início da vida, até o final, todo mundo é "rei no seu troninho" do mesmo jeito, seja famoso ou desconhecido! Tudo o que comemos acaba igual; e com a morte, acaba em ossos!


Da próxima vez que se sentirem melhores ou piores do que outra pessoa, lembrem-se que o que vale mesmo no final das contas é o que você carrega no coração e nas ações! É o seu caráter! Isto sim deve ser valorizado ou desprezado! Isto faz a diferença! Pensem nisso!



Flávio Augusto Albuquerque


*PUBLICADO ORIGINALMENTE EM 27/05/2011 NO BLOG: http://flavioguto.blogspot.com*

Casal Perfeito = Sociedade hipócrita!

Vocês, caros amigos, já perceberam que na televisão existem os casais de atores que são considerados perfeitos, exemplares, modelo de casal feliz... concordam?

Uma pergunta: Vocês já viram algum desses casais felizes, perfeitos, e sinônimo de perfeição a dois, que fosse um casal de negros?

Rapidamente, sem me aprofundar muito, enumerei alguns dos mais famosos casais-modelo:

1) Tarcisio Meira e Glória Menezes

2) Paulo Goulart e Nicete Bruno

3) Luciano Huck e Angélica

4) Vladimir Brichta e Adriana Esteves

5) Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima

Estão aí cinco casais famosos, considerados como modelo de sucesso e felicidade no casamento! Existem outros... muitos outros... e concordo que devem mostrá-los unidos, juntos e felizes! E que continuem sempre assim, nesta felicidade eterna... como dizem "Eterna enquanto dure". Mas desejo felicidades a todos eles!

Agora a minha questão é: POR QUE NÃO EXISTE UM 'CASAL-MODELO' NEGRO? Ou pelo menos mestiço?! Que estejam no auge, fazendo o maior sucesso como casal, e que se tornem ícones de felicidade no casamento?! Por que?

Vocês sabiam que Lázaro Ramos é casado com a belíssima Taís Araujo? Porque não chamam o casal para serem modelos de casal perfeição, na TV? Casal modelo, casal de sucesso!?
Porque não colocam casais mestiços, ou mistos, como queiram, na TV? Um/a negro/a e um ou uma branca ou branco... enfim!? Por que?

Eu respondo a vocês!

Primeiro que não existe isto de casal perfeito! Todo casal tem suas brigas, todo casal tem seus momentos de crise no relacionamento, e a superação destas brigas e crises é que fazem do casal, um casal duradouro e bonito. Dando suporte e apoio um ao outro.

Segundo e mais grave: a sociedade hipócrita só acha lindo um casal que 'deu certo' branco! É sim! Um casal branco. É fruto da nossa história escravocrata! Um casal de negros na TV, ditos como perfeitos?! "Um absurdo"!!! Já imaginaram o quão perturbado seria para a sociedade verem dois negros felizes e casados, ali, juntos... sendo exemplo de 'casal perfeito' para os espectadores e hipócritas verem? Não tem! A sociedade não 'compra a idéia' de que negros possam ser felizes! Até aceitam os negros... mas desde que não os vejam juntos, divulgando seu amor e felicidade na TV, para todos verem e seguirem o exemplo!

E vamos lá!!! Mais uma vez eu pedindo...:

VAMOS QUEBRAR A HIPOCRISIA E O PRECONCEITO DISFARÇADO QUE EXISTE NA SOCIEDADE, DESDE OUTROS TEMPOS ATÉ AGORA! VAMOS MUDAR A SOCIEDADE, O MUNDO, PARA MELHOR! IGUALDADE VERDADEIRA ENTRE OS POVOS! NO BRASIL NÃO EXISTE 'PUROS DE SANGUE'! TODOS SÃO FRUTOS DA MISCIGENAÇÃO RACIAL, E EU ACHO ISTO LINDO! MAS POR QUE NÃO CULTUAR ESSA MISTURA TÃO BONITA DE CORES E CULTURAS? SÓ LEMBRAM DISSO NA HORA DE CAMPANHA POLÍTICA, PARA DIZER QUE TODOS ESTAMOS JUNTOS, UM MESMO 'POVO'! PARA CRIAR O SISTEMA DE COTAS (POR QUE SE NÃO FOR O SISTEMA DE COTAS, INFELIZMENTE OS NEGROS E MESTIÇOS NÃO TERÃO, SUPOSTAMENTE, DIREITOS IGUAIS AOS BRANCOS).
VAMOS DEIXAR DE SER HIPÓCRITAS E COMEÇAR A OUSAR E RESPEITAR DE VERDADE O POVO BRASILEIRO, COMO BRASILEIROS! SEJAM NEGROS, INDIOS, BRANCOS, MULATOS, CABOCLOS... SEJAM COMO FOREM! SÃO TODOS BRASILEIROS, E SIM! PODEM REPRESENTAR UM CASAL PERFEITO, UM CASAL MODELO!

CHEGA DE SER UM PAÍS DE UM POVO HIPÓCRITA! ISTO CANSA A MIM, E INCOMODA! À VOCÊS NÃO?

PENSEM NISSO!


Flávio Augusto Albuquerque
(negro, branco, índio, pardo... brasileiro!)

*POSTADO ORIGINALMENTE EM 27/05/2011 NO BLOG: http://flavioguto.blogspot.com*

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Pensamento do dia...





'A vida é dura para quem é mole! Se você for duro com a vida, ela vai ser molinha molinha para você!"

(Eu pensava que esta frase era do meu pai, ele sempre me dizia isso! Depois eu descobri que tinha sido a própria vida que o ensinara esta lição!)




"... mas mesmo assim, às vezes a vida é dura conosco e nós não sabemos o por quê! Só depois de um tempo passado é que vamos entender o propósito daquele momento de dureza!"

(Ou não! E ficaremos sem entender o por quê de
certas coisas serem e continuarem como são!)



VAMOS MUDAR O MUNDO PARA MELHOR!



Flávio Augusto Albuquerque

*POSTADO ORIGINALMENTE EM 23/05/2011 NO BLOG: http://flavioguto.blogspot.com*

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Dez motivos para eu me amar!


Num raro momento de narcisismo, resolvi listar alguns motivos para eu me amar! Porém, se pensássemos bem, não deveríamos enumerar apenas dez razões, e sim muito mais que dez vezes dez...!

Se concordarão comigo ou não... já está fora dos meus limites tal 'cegueira'. Se você captou em mim os mesmos tópicos, você conhece bem a minha essência! Faço isto não só por mim, mas para que você mesmo, nobre leitor, possa olhar dentro de si... e ver quais são seus melhores valores!


1) Modesto! Esta é a que melhor me define! kkkk...

2) Realista! Sim, reconhecer minhas qualidades não é soberba ou falta de modéstia, é somente ser realista e justo com as minhas qualidades!

3) Engraçado! Pode confirmar isso pela número 1 e número 2! E se eu próprio não me fizer rir, quem vai rir por mim (e para mim) ?

4) Bem-humorado! Apesar de ser muitas vezes confundido com engraçado, são duas coisas diferentes! Temos que saber levar a vida com bom humor, pois isso facilita e muito a passarmos por certas situações difíceis da nossa lida: a vida!

5) Crítico (e auto-crítico) ! Esta é uma qualidade que é muito boa, mas deve ser bem dosada também! Devemos saber balancear direito as situações, para não nos tornarmos chatos demais com os outros e conosco mesmo!

6) Inteligente pra %&#@%¨+§ !!! Esta eu tenho que retirar toda minha modéstia e falar abertamente! Sou grato por nosso Papai do Céu ter me dado esta inteligência fenomenal! Talvez não genial, mas muito perspicaz!

7) Como diz em cima: Perspicaz! Qualidade que por incrível que pareça estou vendo cada vez menos nas pessoas! Isto é uma pena, para elas! E mais ainda quando subestimam minha perspicácia e inteligência e agem pensando que vão "me enganar"! Até "me enganam"... mas se eu deixar, para ver até onde vai dar!

8) Leal! Leal às vezes até demais! Às vezes até com quem não merece, mas aí já é a consciência da pessoa de aperceber-se do abuso da minha lealdade para tentar tirar proveito de mim!

9) Coração bonito, simples!... Que acredita no amor e no lado bom das pessoas, mesmo daquelas que só nos servem para "nos dar um tapa na cara", ou como Judas fez com Jesus, "um beijo traidor na face daquele que mais O amava!"... A gente aprende com esses "beijos", apesar da dor do tapa!

10) Guerreiro Fênix! Não confundam com o Cavaleiro do Zodíaco (olha eu denunciando minha idade!)... Mas sim! Sou um guerreiro, pois me levanto cada dia às vezes já lutando no primeiro momento após abrir os olhos, para fazer pelo menos daquele dia um Bom Dia! E Fênix justamente pela capacidade de me recuperar (não facilmente, mas com muita luta e muita dor) daqueles beijos traidores na face, ou dos tapas da vida! Como a ave mitológica, morro e renasço das minhas próprias cinzas, descobrindo mais e mais motivos reais e importantes para viver e para me amar!

Agora fazendo uma pequena consideração:

Muitos talvez perguntem por qual motivo eu não coloquei "Bonito, charmoso, elegante...". Simples! Porque é superficial! A beleza verdadeira está dentro do coração! Apenas o que temos dentro de cada um de nós, em nossas atitudes, em nosso coração, no amor... é o que fica!

Repito: É bom fazer autoanálise! Ajuda muito! Como dizem que disse o Cristo nos textos apócrifos: "Conhece-te a ti mesmo, e conhecerás o Universo..."! Desafio cada um dos leitores a fazer sua própria lista! Com cinco, dez, quinze, vinte motivos para se amar! Faça a balança do Bem pesar mais do que a do Mal!


Flávio Augusto Albuquerque


*PUBLICADO ORIGINALMENTE EM 20/05/2011 NO BLOG: http://flavioguto.blogspot.com*

sábado, 7 de maio de 2011

Resposta a Bolsonaro.

Esta resposta vale ser postada e publicada não só aqui no meu blog, mas em vários outros! Divulguem! Não permita que um sujeito eleito pelo povo, tal como foi o senhor deputado, permaneça com desrespeito aos homossexuais, cotistas e negros! Isto é um absurdo sem tamanho! Em breve voltaremos aos tempos dos homens de neandertal!

“O próximo passo será a adoção de crianças por casais homossexuais e a legalização da pedofilia”, disse ontem o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) ao comentar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que reconheceu a união estável entre homossexuais. (...)"

Esta foi minha resposta publicada logo abaixo da colocação da opinião do senhor deputado Bolsonaro:

Não se preste ao ridículo de comparar a união homoafetiva, na qual preza o amor entre as pessoas envolvidas, com pedofilia! Pedofilia é crime já previsto e combatido pela lei! Ainda mais o senhor, que é ou deveria ser bastante entendido das "coisas da vida", deveria buscar não misturar alhos com bugalhos! No caso de o senhor estar desentendido sobre a decisão do STF, a união homoafetiva é feita entre pessoas capazes, e maiores de idade. Não cabe comentários sobre o crime de pedofilia, por momento algum! Ao que parece, apesar do senhor deputado mostrar pompa de intelectual, é ainda bastante ignorante no que tange ao sentimento de amor e respeito entre as pessoas, além de tolerância, e da previsão de diversos dispositivos da lei que trata iguais como iguais, e diferentes como diferentes! Então não queira misturar o crime de pedofilia com a união de duas pessoas que se amam. Saia da sua parcialidade, e analise melhor as suas colocações! Vale lembrá-lo, inclusive, que preconceito contra cor, raça, sexo, idade... é crime previsto na constituição federal de 88!

*PUBLICADO ORIGINALMENTE EM 07/05/2011 NO BLOG: http://flavioguto.blogspot.com*

terça-feira, 3 de maio de 2011

Simplificando as coisas...




Deixemos de hipocrisia, e egocentrismo
Quando perguntamos ou cogitamos
Se pessoa A, B ou C é ou não é GAY.
Não existe tal botão para a pessoa ser ou não ser gay.
Liga/Desliga ("opta ou não opta") ser gay.

Não vemos ninguém cogitar ou perguntar se o outro é hétero!
Então por que o fazemos com quem é (ou achamos que seja) gay?
Ser gay está para a pessoa, do mesmo jeito que ser hétero está para a outra!
Nenhum hétero nasce, cresce, e chega um 'Dia D' que essa pessoa
escolhe em ser ou não ser hétero! A pessoa já o é! Ou não é!
É algo intrinsecamente ligado à intimidade da pessoa!

É como dizia um personagem de uma série de TV americana,
Brian, que era gay (ao menos no seriado)...
quando surgiam rumores sobre a sexualidade dele,
ele respondia 'na lata':
"Sim, sou gay! E desde que eu não esteja trep*** com você,
então não te interessa com quem eu f***...!"

Por exemplo, nunca ouvi falar de uma conversa de Pais X Filhos
Cuja temática fosse "Meu filho/a, você é hétero?"
A natureza da pessoa, a essência, já vem de berço...
A opção que temos, esta sim, é de aceitar ou não aceitar
A condição do outro de ser gay.
Seja o/a outro o/a: filho/a, seja vizinho/a, seja amigo/a...
ou seja você mesmo/a!

Muitos ainda discutirão a questão religiosa
atrelada a "condição" da sexualidade...
Mas até onde eu conheço da Bíblia,
Jesus escolhia as pessoas pelo que elas tinham
No coração! O AMOR sempre foi, e deverá ser
a peça central do quebra-cabeças!

O/a caríssimo/a leitor/a acha no fundo do coração,
com sinceridade, dentro da sua
Intimidade, sem vaidade alguma que:

é mais fácil "Ir para o céu" uma pessoa gay,
Porém de atitudes, virtudes, e de amor verdadeiro
ao próximo, de coração cheio de amor...,

Ou é mais fácil "a salvação" para corações impuros,
hipócritas, que vêm a casca, e
Elas mesmas se preocupam somente com o exterior,
E não com o que vale a pena: o AMOR...?

A prioridade é julgar-se 'melhor' do que a outra pessoa,
Ou então fazer parte de uma 'classe superior'
por estar com uma roupa melhor,
Por ir todos os dias à Igreja
(que não é e nem nunca foi 'casa de salvação',
Pois Jesus sempre disse que a 'igreja' de cada um
Está no coração! Ou seja, mais uma vez, no amor.
Ele próprio fala, a Palavra diz, que
'Onde estiverem reunidas
2 ou mais pessoas, falando dEle, ali ele estará!')?

Ou a prioridade seria O Amor ao próximo?!

Pensemos quantas e quantas vezes nós mesmos
nos julgamos superior, ou melhor que o outro
simplesmente por cor, raça, sexo, status e/ou condição financeira,
por estarmos com uma roupa 'de marca'
ou até mesmo por ser hétero e a outra pessoa ser gay!
Por estarmos cheios do vazio!

O mesmo tratamento que é dado aos gays,
sobre sua sexualidade, é, em termos,
o mesmo tratamento que foi dado aos negros escravos,
(na época de escravidão ou mesmo atualmente)
ou aos judeus no nazismo,
ou às mulheres, antes da morte das
mais de 100, na fábrica, levando
o mundo a olhar com mais atenção para elas!...

É o mesmo sentimento que leva hoje em dia
países a entrarem em guerra contra outros países;
é o mesmo sentimento que faz as prisões hoje
em dia ainda respeitarem a 'língua do P':
'Preto, Pobre e Puta';
é julgar-se a si próprio superior
àquela 'raça cotista' que é esmagada em um momento
ou noutro pela sociedade 'burguesa' e hipócrita... Vazia!
Vazia sim!
Vazia de Amor, vazia de ideologias que valham a pena lutar,
Vazia de Paz, vazia de valores morais e sociais,
Vazia! Simplesmente vazia!

Então seja gay, seja hétero, seja negro, seja branco, amarelo,
seja mulher, seja homem, seja pobre, seja rico,
seja o que for! Mas seja principalmente: AMOR!

Flávio Augusto Albuquerque

*PUBLICADO ORIGINALMENTE EM 03/05/2011 NO BLOG: http://flavioguto.blogspot.com*

Justiça seja feita...!



POR FAVOR, LEIAM. NO FINAL FAREI AS CONSIDERAÇÕES REFERENTES AOS ARTIGOS:


Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
II - a cidadania;
III - a dignidade da pessoa humana;
(...)

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;
(...)
VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
(...)
X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;
(...)
XLI - a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais;
XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;
(...)
Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 64, de 2010)
(...)
XXX - proibição de diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil;
(...)
Art. 226. A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado.
(...)
§ 3º - Para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento.(Regulamento)
(...)
Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. (Redação dada Pela Emenda Constitucional nº 65, de 2010)
(...)
§ 4º - A lei punirá severamente o abuso, a violência e a exploração sexual da criança e do adolescente.

AGORA VAMOS ÀS CONSIDERAÇÕES... PENSEM COMIGO:

1) Lá no início desta postagem, já no artigo primeiro da Constituição Federal, diz o texto que é Dever da União assegurar que todos os brasileiros tenham direito à Cidadania e Dignidade!
- Agora vamos imaginar quantas pessoas, neste momento em que estamos pensando no caso, estão passando fome, e em condições de miserabilidade, muitos sem um teto para morar, nem condições de conquistar os Direitos que são seus, perante a Lei!
2) Já no famoso artigo quinto da Constituição Federal, diz o texto que Todos são iguais perante a Lei, e não há distinção entre homens e mulheres, e nem de cor, raça, religião, que sua vida privada não pode ser violada, e qualquer tipo de racismo será combatido pela Lei!
- Então por que faz-se necessário a criação de Leis como A Lei Maria da Penha, para que sejam protegidas as mulheres, se o texto diz que homens e mulheres são iguais perante a Lei? Concordo com o fato de que as mulheres têm constituição óssea, corporal, física, biológica, enfim... podem na grande maioria serem mais frágeis que os homens, que são beneficiados pelos hormônios que naturalmente os fazem mais musculosos que as mulheres, consequentemente com maior força física... Mas eu pergunto: Por que não dar também aos homens o Direito de Defesa contra Agressão Familiar, já que são iguais perante a Lei?
- Por que faz-se necessário que haja um Projeto de Lei (que diga-se de passagem está mais do que empacado no Congresso) contra a Homofobia, se no texto da Lei já fica claro que qualquer tipo de preconceito e racismo deverá ser penalizado nos termos da Lei!? Porque não colocar este dispositivo que já existe, vale lembrar, em funcionamento, efetivando-o?!
3) No artigo sexto lemos que é garantido ao cidadão o Direito à Educação, Moradia, Trabalho, Lazer, Segurança, Proteção à Maternidade e a Infância...
- Mas eu pergunto: Por que então existem tantas pessoas 'morando' nas ruas ou em favelas? Por que muitas mulheres ficam com receio de engravidar para não serem preteridas em seu trabalho? Por que a polêmica em cima do tempo de Licença-Maternidade, de 4 ou 6 meses? Por que o pai não tem o mesmo Direito que a Mãe para cuidar TAMBÉM do bebê, fruto seu com a esposa, seja adotado ou biológico? Afinal não está sendo formada uma família? Diz no texto da Lei que a família deve ser protegida pelo Estado! Como? De que modo?
4) No inciso XXX, do mesmo artigo sexto, diz que é proibida a diferença de salário, exercício de funções e de admissão com base em sexo, idade, cor ou estado civil!
- Então pergunto: Por qual motivo então meu pai, que tem 50 anos, não consegue um emprego, tendo feito todos os testes de admissão e obtido sucesso em 100% deles?
5) No parágrafo 3o. do Art 226. diz que é obrigação do Estado reconhecer como casamento, a união estável entre o homem e a mulher.
- Pergunto eu: Se homem e mulher, perante a Lei, são iguais, por que não reconhecer a união estável entre pessoas do mesmo sexo? Mesmo essas pessoas constituindo residência em comum por anos e anos, dividindo seus Direitos e Obrigações, tal qual um casal dito "convencional"!? Por qual motivo os Parlamentares empacam também este Projeto de Lei (que em tese não precisava sequer existir, se fosse respeitado o dispositivo da Lei de modo Justo)? Estariam eles com preconceito contra os homossexuais? Estariam eles infringindo o que reza o texto da Lei, quando veta qualquer tipo de preconceito?
6) O art. 227 eu acho que não precisa de comentários, concordam? Por que nada, ou quase nada dali é realmente colocado em prática, não precisa eu citar aqui que junto com o parágrafo quarto, completam a sociedade ideal e perfeita, pelo menos para as crianças e jovens, que entendo eu são a base da nova sociedade! Não precisa eu citar também a quantidade de crianças de rua que vemos nas ruas (me perdoem a repetição de palavras, mas é a cruel realidade), tampouco aqui não preciso citar também a quantidade de crianças que são exploradas não só pedindo algum dinheiro nos sinais, ou nos ônibus coletivos, implorando pois seus pais não têm onde trabalhar... Fato que eu acredito, dada a minha observação de número 4... Mas além dessas "explorações", eu também não preciso citar o comércio sexual que é feito e documentado e denunciado e que nada é feito para mudar esta realidade... a não ser colocarem outro escândalo maior na mídia, para que esqueçamos a exploração sexual infantil, ou mesmo a escravidão de trabalhadores menores (e maiores também)!
Então... finalizando... deixo aqui a reflexão...
"Os dispositivos da Lei, estão servindo para que? Para que fazerem novas Leis para que as outras Leis sejam respeitadas? A Cidadania DO SER HUMANO será tratada como utopia até quando? A Justiça é cega! Mas estamos vendo que ela é, também, surda-muda, e parece que aleijada, de tanta violência e palhaçada que já foi feita com a coitada! Jogam tudo para Deus.... 'Deus proverá!' ... 'A justiça divina não falha!'... Até quando vamos aceitar esse grande palco armado diante de nós de braços cruzados? Será a 'Política do Pão e Circo' até quando? As Leis estão aí... como mostrei. Só não sei porque não usam de modo justo e adequado!"
Pelo amor de Deus!

*PUBLICADO ORIGINALMENTE EM 03/05/2011 NO BLOG: http://flavioguto.blogspot.com*

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Desabafo...



Tem dias que a gente quer sumir!
Hoje é um destes dias...

Saí mais cedo com um amigo, me distrai,
bebemos uns goles de chopp,
comprei meus remédios.
Encontrei minha irmã e minha sobrinha,
fomos em busca de ovos de páscoa,
no meio de toda aquela confusão,
gritaria, empurra e puxa...
parecia uma feira!

Lanchamos, e voltamos para casa...
Mas ainda me falta algo!

(Este é o momento dos evangélicos dizerem "Falta Jesus na sua vida")
(Nada contra evangélicos, minha família inteira é!
Creio inclusive que minha cadela, antes de comer a ração
faz uma pequena oração!)

Mas tem momentos que eu quero explodir!
Tem dias que eu escuto demais!
Escuto as vozes das pessoas, todas de uma só vez,
escuto o pensamento das pessoas, pelos seus gestos,
escuto barulho de coisas que caem...
miados de gatos, latidos de cachorro...
tudo irrita!

Tem dias que eu queria sumir!
Mas sumir para onde?
Boates, baladas, noitadas...
Não sei ao certo para onde ir!

Feriadão aí, batendo na porta...
entrando em casa... e se instalando...
se acomodando pelos cantos.
Todo largado, espalhado!

E a minha vida passa!
E eu tenho que passar por onde ela passa!
Quem guia quem?
Eu guio minha vida? Minha vida me guia?
Ou Deus guia tudo isto?

Se Ele guia, então poderia nos dar o mapa, pelo menos!
Será algo até feio de dizer, mas às vezes invejo a vida
dos cegos, surdos e mudos. De nascença!
A gente só cobiça aquilo que a gente vê!
Se eu não vejo...
Às vezes a gente ouve ou fala coisas demais,
algumas até merecem ser ditas,
mas muitas merecem permanecer caladas!

Nunca estamos satisfeitos com o que temos...
sempre queremos mais! E se não podemos ter...
Aí é pior ainda! O desejo e cobiça por este "querer" triplica!
Por que somos assim? Só porque somos humanos?
Não me satisfaço com esta explicação.
Está vendo? Nunca nos satisfazemos com aquilo que temos!

Tem sempre que ter mais...
Tem sempre que ser difícil, tem que ser complicado!

Por quê? Por que isto tudo tem que ser assim?
Ou eu exijo muito da vida, ou ela me dá pouco...

Tenho saúde, tenho emprego, tenho um teto,
tenho minha família, tenho amigos...
Já recebi dádivas e livramentos mil...
Mas ainda assim eu reclamo e quero mais!

Até quando será assim? Todos deveríamos ter atualizações
no nosso sistema! Como os computadores...
Plugávamos, faziamos o download, e pronto!

Mas não! Não funcionamos assim...
Temos que passar pela vida,
pelos perrengues da vida,
pelas dificuldades,
temos que apanhar para aprender nossos pontos fracos,
e aprender a nos defender e contra-atacar!
Será sempre assim?

Tem dias que queremos sumir!
Hoje é um desses dias...


Flávio Augusto Albuquerque


*PUBLICADO ORIGINALMENTE EM 21/04/2011 NO BLOG: http://flavioguto.blogspot.com*

terça-feira, 19 de abril de 2011

O Jovem Triste.


"Depois de um relacionamento desfeito, o jovem triste procura o seu velho mestre. O mestre escuta sua história pacientemente e lhe fala: 'Assim é a vida, meu jovem. O sofrimento faz parte dela. Somente depois de algum tempo você aprenderá a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. Você aprenderá que amar não significa apoiar-se, que companhia nem sempre significa segurança, e começará a aprender que beijos não são contratos, e que presentes não são promessas'!"

(Autor desconhecido)

*PUBLICADO ORIGINALMENTE EM 19/04/2011 NO BLOG: http://flavioguto.blogspot.com*

terça-feira, 12 de abril de 2011

Paciência...




Paciência é uma virtude de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente de tolerância a erros ou fatos indesejados. É a capacidade de suportar incômodos e dificuldades de toda ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar. É a capacidade de persistir em uma atividade difícil, tendo ação tranqüila e acreditando que você irá conseguir o que quer, de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido , capacidade de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem ter pressa, capacidade de se libertar da ansiedade. A tolerância e a paciência são fontes de apoio seguro nos quais podemos confiar. Ser paciente é ser educado, ser humanizado e saber agir com calma e com tolerância. A paciência também é uma caridade quando praticada nos relacionamentos interpessoais.

Diz-se que dentre as virtudes, a mais difícil de desenvolver é a paciência, mas uma vez desenvolvida, esta traz inúmeros benefícios. É possível exercitar a paciência em diversas áreas, como por exemplo: No trânsito, na fila do banco, na convivência familiar, no trabalho, nos estudos, etc. Uma pessoa paciente sabe que para alcançar um objetivo é necessário passar por pequenos obstáculos que devem ser analisados cuidadosamente para passar ao próximo obstáculo até alcançar o objetivo final.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/paciência/

*PUBLICADO ORIGINALMENTE EM 12/04/2011 NO BLOG: http://flavioguto.blogspot.com*

quinta-feira, 3 de março de 2011

Freud explica...não explica?


Eu estava triste, desolado, me sentindo sozinho... até que me disseram: "Poxa, porque vc não faz psicanálise? É um processo interessante de autoconhecimento! Vale a pena"...

Então pensei: "Por que nao?"

E lá estava eu na semana seguinte, na hora e no dia marcados, esperando minha vez de ser chamado... "Senhor, é a sua vez! Vamos?" Se tinha uma hora de sair, esta passou já, 30s antes dali, mas agora... era tarde, tinha que ir pro abate, digo, debate.

Mil dúvidas na cabeça... "Ela vai perguntar sobre minha roupa... vai achar que se eu estiver muito arrumado serei neurótico com organização... se eu me despentear e tirar a camisa de dentro da calça, ela vai me achar desleixado... qual o melhor? E na hora de sentar? Sento e cruzo as pernas? Fico com as pernas em paralelo? Cruzo os braços, ou deixo-os paralelo iguais às pernas? Se eu cruzar, os braços e pernas.... ela vai achar que eu sou uma pessoa insegura e fechada.... Se eu coloco os braços e pernas em paralelo então ela vai achar que sou metódico e tenho mania de perfeiçao e simetria..."
Alguém ouviu o que ela perguntou? Meu Deus, como fala essa psicanalista... era pra ela ouvir, não? Ah, ela só explicou a linha dela... É Freudiana... Sim... agora eu sou uma pessoa mais culta e mais feliz! Terminamos a sessão de hoje já? Não! E não mudou minha vida... Espera, tenho que prestar atenção no que ela diz!

Desculpa... ela perguntou meu nome ? Achei que isto era o básico na ficha dela: nome e idade. Bom, mas vamos lá! Tenho que me lembrar de descruzar as mãos. Disseram que era sintoma de insegurança. E inseguro eu não sou! Ou sou? Ah, minha família, se eu moro sozinho? Não. Moro com meus pais e minhas irmãs, e uma sobrinha! (acho que essa hora eu devo sorrir, ser simpático)....
O que eu gosto de fazer? Ah... gosto de... não, isto é só vez ou outra... como? Filmes? Sim, filmes é legal. É ... gosto de filmes. (minuto de silêncio... não aguento olhar pra ela calada. O que ela está pensando? Sabia! Ficar mexendo a perna era uma coisa ruim... agora ela pensa que eu sou nervoso! Que droga! Calma... relaxa o rosto... calma...respira...) Água? Não. Quer dizer, sim! Por favor, um copo. (como se ela fosse me trazer mais de um... sorria...sorria que ela está vindo!)...

Ah, pergunta básica.... o que me trouxe até ela!? Ônibus, apesar de habilitado, não tenho carro! Aaaaaaahh... meu 'problema', ah... o que me incomoda, não é? Se em criança eu era assim? Não, eu era menor! Ahn? Ah, indeciso? (como assim? eu nunca fui indeciso, não fui!? Claro que não)...
Quanto tempo ainda de consulta...? Deve ter passado já uns... 10 minutos! Só? Ainda tenho meia hora... O que ela iria pensar se eu pedisse mais um copo com água e saisse da sala? Esta mulher me assusta... Fica falando e anotando as coisas... Que será que ela está escrevendo? Será palavras cruzadas? Eu gosto de palavras cruzadas!... Ahn, meu trabalho? Ah, sim. Trabalho com licitações! Sim, é legal. Quando dá a hora de largar! KKKkkk (acho que não pegou bem a risada)!

Se eu namoro? Não. Eu estava casado, mas nos separamos. Foi. Pois é. Foi triste! Oi? Se eu quero falar disto? (se eu disser que não, ela acha que eu estou fugindo do problema... se eu falo... ela vai achar que meu problema é a separação) ... Me dá mais um copo com água, por favor?

(...)
Oh... não não, eu achei que alguém tinha me chamado. Eu não ia sair não.. ainda temos .... (Ai meu Deus) quinze minutos de consulta, não é? Obrigado, pelo copo. Vou sim, vou beber.

Ahm? Meu texto? Ah, este. É fui eu quem escreveu. Foi sim; Como? Não! Não não! O personagem não sou eu, e ele gosta de cavalos porque nasceu numa fazenda! Zoofilia? Mas ele não... não! Ele é o herói do conto! Se eu tenho tendência a zoofilia, e por isso coloquei o cavalo na história? Não! (Ela é uma paciente louca... cadê a psicanalista de verdade?).
Nervoso? Ah, não! Estou suando porque está calor! Sim, mas eu estou com calor! Tudo bem, senhora, está frio para a sua temperatura habitual, mas está calor para mim! (De onde ela tira essas idéias?) Sim, meus pais e irmãs. E uma sobrinha, isto! Quê? Complexo de Édipo? Meu texto fala da tortura que fazem com equinos e bovinos! Se eu queria ser um cavalo ou um boi? Claro que não!
Ah... que pena! Mas já? Fica marcado então para continuar a conversa né? Claro, mesmo horário... sim! (cadê a minha lista de profissionais? Tenho que marcar um psicólogo para cuidar dos traumas que esta me deixou... sorria! sorria até sair do consultório...)

Adorei a consulta! Seu cartão? Claro! Pode deixar que vou repassar para todos. Meu texto... posso levá-lo? Não senhora! Eu tenho certeza que não tenho tendencias a zoofilia! Posso levar meu texto agora ou não?

Ok, boa tarde para senhora também!


(esses psicanalistas... deixam qualquer um maluco! eu hein... E eu que pensei que tinha problemas...)



(Flávio Augusto Albuquerque)


*PUBLICADO ORIGINALMENTE EM 03/03/2011 NO BLOG: http://flavioguto.blogspot.com*