sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Quanto custa um vazamento...


Todos sabemos que neste fim-de-semana, dias 3 e 4 de outubro, cerca de 4,1 milhões de candidatos fariam as provas do Exame Nacional de Ensino Médio, o ENEM, que neste ano será usado pela primeira vez por muitas universidades em todo Brasil como único sistema de avaliação para entrada nas universidades federais e estaduais de todo o país.

Na madrugada do último dia 1 de outubro tivemos a notícia da decisão do ministro da educação, Fernando Haddad, do cancelamento das provas do ENEM programadas desde o início do ano, em virtude do vazamento das provas e da proposta de venda delas para um jornal de São Paulo, pelo valor de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais)!

Esta decisão atinge não somente os candidatos e as universidades e cursinhos preparatórios, mas toda a sociedade, que se é obrigada a sofrer essa vergonha e se vê vítima da tentativa no velho "jeito brasileiro" de conseguir as coisas nesse infeliz famoso "vício cultural". Enquanto nós, cidadãos brasileiros, não tomarmos consciência do valor incomensurável da dignidade, da sinceridade, da moral, da vitória pela luta e pelo suor da própria testa, isto continuará a nos afetar sem medidas! Esta decisão provocada pela "esperteza" de uns poucos, de suspender as provas e reimprimi-las, reformular as questoes, etc.. vai custar aos cofres públicos R$ 30.000.000,00 (trinta milhões de reais)!

A decisão do ministro foi acertada, no sentido de evitar que um concurso fraudado seguisse adiante... e que milhares de estudantes que passaram o ano se preparando, participassem injustamente de uma disputa em que alguns poucos tiveram acesso às provas dias antes, por fontes bandidas que ainda estão sendo investigadas pela Policia Federal, para saber como essas provas vazaram e de onde e por quem...
Seria um golpe para tentar manchar o Ministério? Seria uma fonte de dentro do Ministério que estaria descontente com algo (talvez o salário...quem sabe?) e gostaria de antecipar a sua aposentadoria com meio milhão de reais? Algum funcionário da gráfica onde foram impressas as provas? Seja quem tiver sido, que veja abaixo o cálculo do prejuízo que causou aos cofres públicos, em sua pequeninice vaidosa de querer ser mais esperto que todos, e usar o seu "jeitinho". Veja qual o preço que esse vazamento custou ao Brasil, a toda a sociedade...




Texto: Flávio Augusto

*PUBLICADO ORIGINALMENTE EM 02/10/2009 NO BLOG: http://flavioguto.blogspot.com*

Nenhum comentário:

Postar um comentário