HOMENS –
1- No cérebro, há maior atividade no córtex pré-frontal. A área é associada à razão e à resposta conhecida como "fight-or-flight" (lutar ou "voar", no sentido de escapar/esquecer)
2- Em caso de stress agudo -ser vítima de um assalto, por exemplo-, a testosterona, o hormônio responsável pelas características masculinas, sobe. Isso aumenta a agressividade.
3- Por sua vez, o stress crônico – causado pelo desgaste do dia-a-dia – derruba os níveis do hormônio. O resultado é elevação da irritabilidade, impaciência, maior risco para depressão e queda na libido.
MULHERES -
1- A parte do cérebro mais acionada é o sistema límbico, onde as emoções são processadas. A ativção da estrutura se dá por mais tempo e de forma mais intensa do que a que acontece nos homens, no córtex pré-frontal.
2- Há quedas nos níveis de estrogeno, hormônio das características femininas. Por causa disso, pode diminuir o ritmo de formação de células ósseas. Também deixa a mulher menos atraente aos olhos dos homens.
3- Cai também a taxa de serotonina, substância envolvida em processos cerebrais responsáveis pelo humor e controle da dor. As consequencias podem ser irritabilidade, mais chance de depressão e maior vulnerabilidade à dor.
COMO REAGEM:
ELES – Resolvem o problema com a razão; Se não puderem solucioná-lo no momento, acionam o sistema de fuga, ou seja, deixam-no de lado e conseguem relaxar (em outras palavras, ligam o botão do f....-se!) ; e Preferem não falar no assunto.
ELAS – Tendem a considerar os problemas mais estressantes do que realmente são; A mistura com as emoções dificulta a tomada de uma decisão; Precisam falar e tem dificuldade para esquecer o problema. Mesmo tentando relaxar, elas não conseguem.
O QUE ESTRESSA....
A ELES – Dificuldades financeiras; Obstáculos no trabalho.
A ELAS – Morte de familiares; Questões de saúde.
TRÉGUA NOS ATRITOS
ATITUDES QUE PODEM SER TOMADAS PARA DIMINUIR O STRESS DO OUTRO E EVITAR MAL-ENTENDIDOS:
-A mulher deve deixar claro o que deseja. Se quer ajuda para lavar a louça, peça.
-Um homem jamais deve insinuar que a mulher está exagerando na avaliação do problema. Isso só vai irritá-la ainda mais.
-Se ele escolhe ficar calado, não insista.
-É bobagem ficar nervosa quando ele simplesmente não entende porque as mulheres não conseguem esquecer o problema e relaxar. De fato, ele não entende isso.
-Quando um homem interrompe a descrição de uma situação, feita pela mulher, e rapidamente sugere o que fazer, isso não é sinal só de impaciência. Ele é capaz de processar logo, e racionalmente, uma solução.
(Texto retirado e adaptado da Revista IstoÉ Set/08 - nº 2029; pags 86 e 87. "Diferentes até no stress")